1. Porque ficamos muito tempo sem comer. Quando cai o açúcar no sangue o cérebro sinaliza com a sensação de fome para buscarmos o alimento. Por isso coma 3/3 horas.
2. Porque estamos desidratados. A sensação de sede pode ser sinalizada como fome pelo cérebro. Beba bastante água nos intervalos.
3. Porque comemos muito rápido. O cérebro necessita mais ou menos 30 min após uma refeição para emitir a resposta da saciedade. Coma devagar, mastigue 8 vezes antes de engolir, solte o talher entre as bocanhadas, não misture líquido com a refeição, comece pela salada, divida o alimento em pequenos pedaços.
4. Porque não fazemos uma refeição balanceada. A saciedade é um processo que depende inicialmente do carboidrato e em seguida das proteínas e gorduras. Assim, se a alimentação é rica em carboidrato (ex: macarronada), mas pobre nos outros nutrientes logo teremos fome.
5. Porque ingerimos nutrientes preferencialmente através de líquidos ( sopa, shake, suco, vitamina) e o cérebro não entende como alimento. Devemos mastigar! Líquido é para tirar a sede e comida para tirar a fome!
6. Porque temos ansiedade. Quando estamos ansiosos, não é a falta de nutriente que o cérebro está pedindo e sim a serotonina e dopamina, neurotransmissores que caem quando passamos por alguma situação de estresse. E os alimentos que fornecem esse tipo de substância são os carboidratos: massa, pão, arroz, bolacha, sorvete e doces.
7. Por não dormirmos bem. Uma noite mal dormida traz uma sensação de fraqueza que é sinalizada como fome. Durma 8 horas por noite.
8. Quando o organismo está inflamado. Após instalação da obesidade, a sinalização da insulina é prejudicada atrapalhando a resposta da saciedade por esse hormônio.
9. Vicio. Quanto mais se come, mais temos o desejo de comer..principalmente carboidrato... O circuito cerebral funciona como de outros substâncias que levam a dependência: álcool, drogas, tabaco.