Muitos pacientes procuram atendimento médico ao serem diagnosticados com esteatose hepática após terem realizado um ultrassom do abdome.
A esteatose hepática é a doença caracterizada pelo acúmulo de mais de 5% de gordura no fígado, que pode ser causada pela obesidade, diabetes, aumento do colesterol, apnéia do sono, perda de peso superior a 1 kg por semana, vírus da hepatite B, C e HIV , álcool e uso de medicações. A maioria dos pacientes não apresenta sintomas, porém queixas como fadiga, cansaço e dor no abdome superior a direita podem ser relatadas. Em estágios avançados quando a doença progrediu para cirrose pode surgir acúmulo de líquido no abdome (ascite), inchaço em membros inferiores e vômito com sangue.
O acúmulo de gordura no fígado quando não tratado pode evoluir para esteato-hepatite (inflamação do fígado), em seguida para cirrose (cicatriz cujas células perderam sua função ) e por último para câncer de fígado. A cirrose hepática se desenvolve em 1-2% pacientes com esteatose hepática após 20 anos de evolução e em 10% dos pacientes com esteato-hepatite após 8 anos da doença.
O tratamento da esteatose hepática e esteato-hepatite visa a perda de peso,suspender consumo de bebida alcóolica , controle do diabetes e colesterol, além do uso de medicações que melhorem a ação da insulina e que tenham ação antioxidante para os hepatócitos.