A tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz os hormônios tiroidianos que estimulam o metabolismo e afetam a função de quase todos os órgãos. Esses hormônios atuam sobre metabolismo do açúcar, gorduras e vitaminas; no sistemas cardiovascular, respiratório, nervoso, muscular, gastrointestinal, endocrino e ritmo circadiano.
É muito comum associar distúrbios da tiroide com alteração do peso, isso porque a taxa metabólica pode aumentar em até 100% com quando há excesso da produção dos hormônios tiroidianos e pode reduzir em até 50% na hipofunção da glândula.
O estado de baixa produção hormonal da tireóide leva o hipotireoidismo; já o excesso, o hipertiroidismo.
Os sintomas mais comuns no hipotireoidismo são queda do cabelo, pele seca, sonolência, intestino preso, perda de memória, dores musculares e ganho de peso; já no caso do hipertiroidismo são palpitação, irritação, ansiedade, tremores, perda de peso e excesso de suor. O hipotireoidismo na gravidez pode estar associado a aborto, hipertensão, prematuridade e baixo peso ao nascimento e após o parto com depressão, queda do cabelo e ganho de peso. Na infância e adolescência o que chama a atenção para as doenças da tiróide é o baixa estatura; já no idoso são as manifestações cardiovasculares. Os sintomas das disfunções tiroidianas são inespecíficos e muitas vezes são confundidos com fadiga, estresse, depressão e deficiência de vitaminas; daí a necessidade da realização de exames laboratoriais para seu diagnóstico.
O diagnóstico de nódulos tiroidiano e câncer da tireóide são cada vez mais prevalentes provavelmente devido a maior realização de exames de imagem. Grande parte dos nódulos são pequenos e devem ser acompanhados com exames periódicos. Nos nódulos suspeitos ou maiores realiza-se a punção aspirativa com agulha fina que permite avaliar as características celulares e a necessidade de intervenção cirúrgica. O câncer da tireoide quando descoberto precocemente a taxa de cura aproxima-se a 100%. Como a maioria dos nódulos são pequenos e assintomáticos é importante a avaliação de um especialista para realização de imagem e diagnostico precoce do câncer da tireoide.