O Diabetes é doença cada vez mais prevalente em nosso meio. Sedentarismo, obesidade, urbanização, envelhecimento populacional e maior sobrevida da população diabética são causas desse crescimento.Essa doença se caracteriza pelo alto nível de açúcar no sangue, que ocorre por uma diminuição da ação( diabetes tipo 2) ou produção da insulina (diabetes tipo 1). Mesmo antes do surgimento do Diabetes tipo 2 o organismo já sinaliza que está com dificuldade em reduzir a glicemia tanto clinicamente como através dos exames laboratoriais. Essa alteração denominamos pré diabetes.
O grande temor em relação a essa doença são os eventos cardiovasculares associados, que além de serem mais prevalentes têm um pior desfecho. Elevações da glicemia, mesmo que esporádicas, induzem uma lesão vascular que ficam registradas e que progridem a cada pico glicêmico; ou seja, o corpo tem uma “memória glicêmica” e não esquece a forma como foi agredido com altos níveis de açúcar no sangue.
Hoje dispomos de uma vasta variedade de alimentos diet, medicações modernas com poucos efeitos colaterais e métodos diagnósticos precoces para identificação de doença arterial sintomática ou subclínica. Sempre enfatizamos que ainda o melhor tratamento do infarto e derrame cerebral é a prevenção e que a melhor forma de fazê-lo é através de consultas periódicas com o endocrinologista e mudança no estilo de vida.