A campanha Novembro Azul, acontece desde 2012 e tem como objetivo principal disseminar informações sobre a prevenção de uma doença que pode comprometer muito a qualidade de vida dos homens: o câncer de próstata.
O câncer de próstata é um tumor maligno que atinge a próstata, glândula localizada logo abaixo da bexiga que produz 70% do sêmen. A causa é desconhecida, mas sabe-se que o histórico familiar positivo, idade acima de 50 anos, raça negra, consumo excessivo de gordura e escasso em frutas e verduras e obesidade aumentam o risco da doença. É um tumor de crescimento lento, que inicialmente pode não causar sintomas ou provocar queixas semelhantes ao crescimento benigno da próstata como dificuldade para urinar e frequência urinária aumentada. Na fase avançada da doença, além dos sintomas urinários, pode provocar dores nos ossos da coluna e bacia.
A suspeita de câncer de próstata pode aparecer após a realização de dois exames: o toque retal e o antígeno prostático específico ( PSA). A alteração nos resultados destes exames podem sugerir a existência do tumor, indicando a necessidade da realização de exames complementares para confirmação. A recomendação é que homens a partir de 50 anos procurem um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos. Se existirem sintomas urinários, a busca por atendimento médico deve ser imediata, a fim de investigar uma eventual possibilidade de que a patologia já esteja instalada.
A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO
Hábitos de vida saudáveis como consumir verduras, legumes e frutas diariamente, evitar o tabagismo e o consumo de álcool contribuem para a melhora da qualidade de vida como um todo. Fazer atividade física regularmente também é uma importante ferramenta para a prevenção de doenças e com o câncer não é diferente.O tomate é rico em licopeno, uma substância que comprovadamente apresenta relação com a prevenção do câncer de próstata. O benefício se estende também ao consumo de molho de tomate.É importante ressaltar que a obesidade além de estar associada ao surgimento do câncer de próstata, provoca uma doença mais agressivo com pior evolução, daí a necessidade de agir precocemente. O câncer de próstata tem 90% de chance de cura quando diagnosticada numa fase inicial.